Bombeiros iniciam Operação Verão 2020

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 23 de dezembro de 2019 as 13:55, por: CdB

Os guarda-vidas da corporação vão contar com o apoio de mais um helicóptero, recém-adquirido, além de novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal, entre outros. 

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

A Operação Verão 2020 do Corpo de Bombeiros do Rio começou no domingo, com reforço de efetivo e de equipamentos. Os guarda-vidas da corporação vão contar com o apoio de mais um helicóptero, recém-adquirido, além de novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal, entre outros.

A Operação Verão 2020 do Corpo de Bombeiros do Rio começou, com reforço de efetivo e de equipamentos
A Operação Verão 2020 do Corpo de Bombeiros do Rio começou, com reforço de efetivo e de equipamentos

Outra novidade da estação são as bandeiras de sinalização adotadas pelo CBMERJ. Com novo layout e cores diferentes, elas alertam os banhistas sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na região.

– Quando investimos na aquisição de novas viaturas, em materiais de resgate marítimo e de sinalização das praias, nosso foco é a segurança da população. O objetivo é continuar aprimorando a atuação e fortalecendo a corporação. Hoje, a frota do Corpo de Bombeiros passa a contar com seis helicópteros, que atenderão estrategicamente todo o Estado – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.

Aeronave com piloto automático 

A nova aeronave foi adquirida com recursos provenientes da Taxa de Incêndio. O chamado BM06 é o primeiro modelo com a função piloto automático, que garante a estabilidade da cabine em caso de desorientação espacial.

Os helicópteros do Corpo de Bombeiros do Rio são empregados em atendimentos diversos, como busca e salvamento no mar, rios, matas, florestas e montanhas; combate a incêndios florestais e urbanos; atendimento pré-hospitalar; transporte de órgãos e enfermos; monitoramentos, instruções e treinamentos.

Reforço de efetivo

Até março, mais de 1,3 mil guarda-vidas vão se revezar na orla fluminense, garantindo um reforço de cerca de 50% no efetivo, intensificando o monitoramento das praias e o socorro às vítimas. Além dos novos equipamentos, a operação também contará com o apoio de lanchas e drones.

– Este ano, nossos guarda-vidas já realizaram aproximadamente 12 mil salvamentos. A maioria deles, no verão, quando as temperaturas sobem e há expressivo aumento do número de frequentadores nas praias do Estado. O planejamento estratégico adotado pela corporação nesta época tem como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização da população a fim de evitar afogamentos. É fundamental que as pessoas sigam as recomendações e obedeçam à sinalização, evitando riscos durante o banho de mar – explicou o coronel Glauco Lorite, comandante das atividades de Salvamento Marítimo do CBMERJ.

Recomendações do Corpo de Bombeiros RJ para evitar afogamentos:

– Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas.

Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização.

Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar.

Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar.

Evitar entrar na água logo após se alimentar.

Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água.

Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato.

Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia.

Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *