O resultado mantém o Glorioso isolado na ponta da tabela, enquanto o Bahia permanece pressionado pela proximidade com a zona de rebaixamento da Série A. A derrota mantém o Bahia com apenas 21 pontos conquistados, ocupando a 16ª posição, empatado com o Santos, primeiro time da Z-4.
Por Redação – do Rio de Janeiro
Mais líder do que nunca, com 51 pontos na dianteira da tabela, o Botafogo derrotou o Bahia na tarde deste domingo, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O alvinegro carioca aproveitou os contragolpes cedidos pelo tricolor baiano, que deixaram Diego Costa e Luís Henrique na cara do gol, para definir a partida em 3 x 0, com uma chance desperdiçada quase no final da partida.
O resultado mantém o Glorioso isolado na ponta da tabela, enquanto o Bahia permanece pressionado pela proximidade com a zona de rebaixamento da Série A. A derrota mantém o Bahia com apenas 21 pontos conquistados, ocupando a 16ª posição, empatado com o Santos, primeiro time da Z-4.
O jogo
O primeiro tempo da partida entre Botafogo e Bahia, no Engenhão, teve momentos de emoção no gramado molhado por conta da chuva que caía na Cidade, durante todo o dia. Os times não economizaram energia e esbanjaram velocidade no ataque, mas a grama pesada elevou o número de passes defeituosos.
Numa falha dos baianos, saiu o primeiro gol do Botafogo. Aos 3 minutos do primeiro tempo, Vítor Hugo saiu jogando errado e viu o passe ser interceptado por Eduardo. O meia acionou Victor Sá, que ganhou na velocidade da defesa do Bahia, e serviu Diego Costa. O camisa 19 bateu firme e marcou seu primeiro gol com a camisa da Estrela Solitária.
Em desvantagem, o Bahia passou a se arriscar mais em campo e teve algumas chegadas à área do Botafogo, mas pecava demais nas finalizações, principalmente nas oportunidades que caíam nos pés do centroavante Vinícius Mingotti.
Contragolpe
Na volta para o segundo tempo, o Glorioso manteve o controle do campo e o domínio da bola, deixando o placar mais elástico aos dois minutos da etapa final. A defesa baiana vacilou na saída de bola, Gabriel Pires aproveitou, avançou pela esquerda e fez um cruzamento preciso para Diego Costa só completar de cabeça e marcar o segundo na partida.
A dificuldade nos passes foi minando a resistência do tricolor e o Botafogo quase ampliou quando Janderson foi servido por Eduardo e finalizou livre para carimbar a trave. Aos 30, em mais um contragolpe, o Bahia sofreu o terceiro e último gol. Após batida de escanteio no campo de ataque, o lateral Hugo recuperou a bola e fez rápida ligação com Luís Henrique. O atacante avançou em velocidade, driblou o goleiro Marcos Felipe e empurrou para o gol aberto.
Ficha técnica
Botafogo – 3
Lucas Perri; JP Galvão (Mateo Ponte), Victor Cuesta, Adryelson e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa) e Eduardo; Segovinha (Diego Hernández), Victor Sá (Luís Henrique) e Diego Costa (Janderson). Técnico: Bruno Lage.
Bahia- 0
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vítor Hugo e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano (Everaldo) e Cauly (Léo Cittadini); Ademir (Yago Felipe), Rafael Ratão (Biel) e Vinícius Mingotti (Victor Jacaré). Técnico: Renato Paiva.
Local: Estádio Nilton Santos
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Miguel Catâneo Ribeiro da Costa (SP);
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP);
Gols: Diego Costa aos 3/1ºT e aos 6/2ºT e Luís Henrique aos 30/2ºT (Botafogo);
Cartões amarelos: Diego Costa, Janderson (Botafogo); Mingotti, Cauly e Yago Felipe (Bahia).