Bovespa, em forte queda, vai abaixo dos 70 mil pontos

Arquivado em: Negócios, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 15 de junho de 2018 as 19:44, por: CdB

No exterior, novas medidas comerciais dos Estados Unidos contra a China e o fortalecimento do dólar adicionavam pressão negativa sobre os mercados acionários emergentes.

Por Redação – de São Paulo

O principal índice de ações da bolsa brasileira (B3) operava em forte queda nesta sexta-feira, chegando a ficar abaixo dos 70 mil pontos, após renovar a mínima do ano no dia anterior, com os investidores ainda atentos ao cenário externo misto e às incertezas fiscais e eleitorais no Brasil.

Os investidores fecharam a semana decepcionados com o desempenho da Bovespa
Os investidores fecharam a semana decepcionados com o desempenho da Bovespa

Às 16h o Ibovespa caía 1,43%, a 70.399 pontos, após bater os 69.583 na mínima da sessão. Na véspera, o índice recuou 0,97%, aos 71.421 pontos. Na mínima da sessão, a bolsa chegou a 71.343 pontos. Na máxima, alcançou 72.707 pontos.

No vermelho

No exterior, novas medidas comerciais dos Estados Unidos contra a China e o fortalecimento do dólar adicionavam pressão negativa sobre os mercados acionários emergentes, com Wall Street também operando no vermelho, em sessão de vencimentos de opções e de futuros em Nova York.

Internamente, ante o quadro político incerto e apreensões sobre a economia, investidores repercutiam anúncios do Banco Central e Tesouro Nacional na véspera; além de decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), de alterar regra para acelerar venda em títulos longos por entidades de previdência.

— Eles estão querendo acalmar o mercado de juros e o dólar, mas a estratégia pode se mostrar ineficaz se o mercado demandar mais do que eles têm a oferecer, o que elevará os juros futuros e o dólar e pressionará a bolsa para baixo — disse à agência inglesa de notícias Reuters o gestor Marco Tulli Siqueira, da mesa de Bovespa da Coinvalores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *