Brasil e Coréia do Sul divulgam comunicado conjunto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 25 de maio de 2005 as 10:41, por: CdB

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Coréia do Sul, Roh Moo-Hyun, divulgaram nesta quarta documento conjunto em que conclamam a Coréia do Norte a retomar conversações para uma resolução “pacífica e diplomática” da questão nuclear nesse país. O Comunicado Conjunto Brasil-Coréia do Sul foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores e é resultado da reunião de trabalho mantida pelos presidentes dos dois países.

– Os dois presidentes manifestaram a forte expectativa de que o assunto será resolvido em breve, para o benefício da paz na Península Coreana e no Noroeste da Ásia, assim como da causa internacional da não-proliferação nuclear – diz o documento. O comunicado também expressa compromisso conjunto com a “continuada expansão da cooperação bilateral” nos órgãos multilaterais, incluindo o apoio à reforma das Nações Unidas.

Lula ainda agradece pelo apoio coreano à Ação contra a Fome e a Pobreza, iniciativa internacional lançada pelo brasileiro.

No campo comercial, os dois presidentes “reafirmaram interesse no desfecho exitoso” da atual rodada de negociações na Organização Mundial do Comércio e anotaram o avanço nas negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e a Coréia.

Também saudaram a continuidade da cooperação entre Brasil e Coréia nas áreas de pesquisa mineral e energia. Ontem, diversas empresas coreanas anunciaram acordos com parceiros brasileiras nesses setores.

O documento tambem indica a continuidade das negociacoes para a instalacao de um Centro de
Cooperacao sobre Tecnologia da Informacao no Brasil.Nosso pais tambem deve sediar em julho um simposio sobre cooperacao cientifica e tecnologica, sendoprioridades as areas de biotecnologia, uso pacifico da energia nuclear, tecnologia aeroespacial biomassa, nanotecnologia e celulas combustiveis.