Brasil é líder de indicações para o Festival de Publicidade de Cannes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 17 de junho de 2003 as 22:20, por: CdB

O Brasil é o país com maior número de indicações para disputar os Leões do 50° Festival Internacional de Publicidade de Cannes. Foram anunciados até o momento os classificados nas categorias propaganda impressa e outdoor e na área de publicidade para a internet.

O país classificou 100 peças publicitárias para a final da categoria impresso (62 indicados) e outdoor (38) do Festival, que é o mais importante do gênero e acontece até o dia 22 deste mês no balneário de Côte D’Azur, na França.

No total da categoria foram selecionados 707 finalistas, entre as 8.669 inscrições.

Na área de criação para a internet, as agências de publicidade brasileiras foram as mais qualificadas, com 39 anúncios finalistas, totalizando quase um quinto dos trabalhos que disputam os prêmios. O Brasil passou então à frente dos Estados Unidos e da Inglaterra em número de indicações.

No fim do dia devem ser anunciados os vencedores dos Leões de ouro, prata e bronze dessas categorias, que são subdivididas por temas, como bebidas alcoólicas, comidas e vestuário.

A premiação mais aguardada do festival de Cannes é a de filmes. A lista dos comerciais de televisão concorrentes será divulgada apenas na sexta e os vencedores, no sábado.

As agências brasileiras inscreveram 148 peças publicitárias na categoria, que tem um total de 4.577 concorrentes. Quem se lembra das propagandas do último ano já pode dar seus palpites sobre o desempenho dos brasileiros.

O comercial do Avestruz, da Brahma, é uma das peças da F/Nazca Saatchi & Saatchi inscritas em Cannes. Nele o animal rouba uma cerveja em garrafa de um homem no deserto. Bravo, o homem atira o abridor contra o bicho, que o engole e abre na garganta a garrafa, se refrescando com a bebida.

Outra propaganda da agência, também sobre cerveja, é a de um garçom desesperado, que agarra um cliente quando ele se nega a tomar uma cerveja, porque não é Skol. Para a mesma empresa também foi feita a de um ultimate fight, em que um garoto gordinho dá um golpe estilo Matrix em uma mosca que ameaça pousar em sua bebida.

Os consumidores devem lembrar da propaganda da Skol beats. Para anunciar a festa de som techno, astronautas dançam dentro de uma nave espacial ao ritmo dos passos de um extraterrestre.

Outros comerciais que chamam atenção pela graça são o de um liquidificador da Arno, que tem um novo sistema de retirada da hélice de trituração. Dois garotos tentam desenroscar o copo, mas levam uma aula de uma velhinha, que não é surda, e desmonta o aparelho pressionando um botão.

A Loducca também aposta no humor para um comercial da Coca Cola. Uma adolescente com o namorado pára para conversar com uma amiga. O garoto não consegue parar de olhar os peitos da menina e se distrai da conversa. Elas perguntam para ele “você acha que é o quê?” e ele responde, na lata: “silicone, só pode ser silicone”.

Em um estilo mais fiel às propagandas anteriores da Coca, a Loducca também inscreveu a peça “essa é a real”.

A moto Kasinski é exibida pela W/Brasil por um garoto-propaganda pouco provável: o seu Kasinski, de 85 anos.

A Almap BBDo, de Marcello Serpa, concorre com a propaganda da Pepsi, em que o jogador de futebol Roberto Carlos entra em um departamento médico e vê que os atletas estão todos imobilizados ou com ataduras, o que parece estranho para o lateral esquerdo pentacampeão mundial.

O jogador vai então à máquina de Pepsi, coloca a moedinha, mas a garrafa de refrigerante não cai. O jogador dá um chute na máquina e, com muita dor, é carregado pelos enfermeiros. Um garoto que estava ao lado liga o equipamento, espera cair a garrafa Roberto Carlos e toma o refrigerante.

Ainda falando de futebol, a W/Brasil concorre com a propaganda de vitória do Brasil na Copa do Mundo feita para a Rede Globo.

Mais aflitiva é a propaganda da lavadora Fontana, da Arno, anunciada pela F/Nazca. Em uma loja de eletrodomésticos, uma compradora dá um banho no vendedor dentro da máquina.

Com