Brasil e Suíça negociam acordo contra a lavagem de dinheiro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 6 de maio de 2003 as 11:35, por: CdB

A negociação de um acordo bilateral entre o Brasil e a Suíça para combater crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e corrupção, é o objetivo da série de reuniões que acontecem entre esta terça e a quinta-feira, no Ministério das Relações Exteriores.

A informação é da secretária Nacional de Justiça, Claudia Chagas, observando que o acordo é importante também para a recuperação de ativos no exterior, decorrente de dinheiro obtido de forma ilegal.

O acordo, acrescentou, também facilitaria ações penais e prevenção do crime organizado internacional por meio de assistencia jurídica entre os dois paises, e ajudaria na investigação, tanto das autoridades brasileiras quanto das suíças, além de servir como um instrumento de agilização da atuação do judiciário, ministério público e da polícia.

A delegação suíça é composta por seis pessoas do Ministério da Justiça e do governo daquele país. Do Brasil, participam membros dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, e da Advocacia Geral da União. Desde o ano passado um acordo com a Suíça é negociado pelo Brasil. O encontro é fechado à imprensa.