O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2004, divulgado nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), coloca o Brasil na 72ª posição, num ranking de 177 países submetidos à análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o documento da ONU, que analisou informações de 2002, o país teve um IDH de 0,775, o que mantém o Brasil na parte superior do grupo com desenvolvimento humano médio.
Na pesquisa divulgada em 2003, o país ocupava a 65ª colocação. Mas, segundo a ONU, os resultados da edição de 2004 não podem ser comparados ao levantamento anterior. Isto porque houve mudança no cálculo de um dos indicadores. A principal alteração ocorreu em educação, que compõe o índice ao lado da longevidade e da renda.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a educação se mantém como a dimensão em que o Brasil tem o seu melhor desempenho. Se fosse considerado apenas este indicador, o país ficaria na 62ª posição, com marca superior à média latino-americana e proporcionalmente mais próxima dos países desenvolvidos. O relatório também mostra que a esperança de vida do brasileiro é de 68 anos.
No ranking mundial geral, a liderança é da Noruega. Em último lugar está Serra Leoa.
Brasil fica em 72º lugar no IDH
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 15 de julho de 2004 as 10:18, por: CdB