Brasil fica na 72a posição no índice de Educação da Unesco

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 8 de novembro de 2004 as 21:07, por: CdB

O Brasil ocupa a 72a posição no ranking de 127 países do Índice de Desenvolvimento de Educação, divulgado nesta segunda-feira pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Das quatro metas que compõem o índice, o Brasil se sai pior na área de qualidade de ensino –medida pela taxa de permanência de estudantes até a 5a série do ensino fundamental–, ficando na 87a posição.

O melhor desempenho acontece na meta de educação primária universal, onde o Brasil fica na 32a colocação. Já na taxa de alfabetização de adultos o país aparece em 67a posição e na paridade de gêneros, em 66o lugar.

No índice geral, o Brasil fica atrás de vizinhos latino-americanos, como a Argentina (23o), Cuba (30o) e Chile (38o). Os dados utilizados pela ONU são referentes aos anos de 2001 e 2002. Os primeiros três colocados são Noruega, Dinamarca e Holanda.

Apesar do quadro, a Unesco aponta o Brasil como um dos países próximos de cumprirem algumas das metas do conjunto Educação para Todos até 2015. No total, seis são os objetivos firmados entre os mais de 160 países que participaram do Fórum Mundial da Educação em Dacar, no Senegal em 2000.

As metas são expandir o acesso a acompanhamento e a educação para a primeira infância; educação primária universal; oportunidades aprimoradas de aprendizado para jovens e adultos; aumento de 50 por cento em taxas de alfabetização de adultos; igualdade de gêneros; e melhoria da qualidade de educação.