Brasil recebe apoio do Líbano para ingresso no Conselho da ONU

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 10 de junho de 2003 as 15:56, por: CdB

O Brasil ganhou nesta terça-feira mais um apoio à sua pretensão de integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Desta vez, o Líbano manifestou apoio ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho. O anúncio foi feito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo presidente do Conselho de Ministros do Líbano, Rafik Hariri, que está em visita oficial ao Brasil.

No total, seis países sul-americanos e sete nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além da Alemanha, França, Rússia e Austrália já declararam publicamente que apoiam a entrada do Brasil no Conselho de Segurança.

Durante encontro com o presidente Lula no Palácio do Itamaraty, Rafik Hariri também concordou em restabelecer uma linha aérea regular entre São Paulo e Beirute e vai defender a instalação de filiais de bancos brasileiros no Líbano, assim como facilidades para a concessão de vistos a empresários brasileiros, com o objetivo de dinamizar grupos de negócios e turismo.

– Antes de vir aqui, ouvi falar muito sobre o presidente Lula, sobre sua determinação, sua visão e vontade de conduzir o Brasil para o futuro. Ele é uma pessoa extraordinária, a quem podemos dar a mão, e representa o orgulho do povo brasileiro – ressaltou Hariri.

O presidente de Conselho de Ministros do Líbano disse que a visita do presidente Lula a seu país vai fortalecer não apenas as relações do Brasil com o Líbano, mas do Brasil com todo o mundo árabe.