O sofrimento começou no gol contra de Marcelo aos 11 minutos do primeiro tempo, mas a seleção brasileira conseguiu superar seu principal obtáculo, o nervosismo do time na estreia de uma Copa do Mundo, em casa, e venceu a Croácia, de virada, por 3 a 1. No Itaquerão, sede do jogo de abertura da Copa do Mundo, nesta quinta, Neymar marcou os dois primeiros gols, enquanto Oscar, em uma grande partida, marcou o terceiro. O segundo de Neymar foi em uma cobrança de pênalti sofrido por Fred e marcado pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura – o mesmo que apitou a eliminação da seleção para a Holanda na Copa do Mundo-2010.
Com os dois gols marcados nesta partida, Neymar chegou a 33 pela seleção principal e está entre os sete maiores artilheiros – juntamente com Ronaldinho Gaúcho e Jairzinho. Foi o 50º jogo do jogador com a camisa da seleção brasileira. Além de Neymar, outro destaque do time brasileiro foi Oscar, que ganhou a bola que deu origem ao primeiro gol, tocou para Fred no lance que o atacante sofreu o pênalti e marcou o terceiro. Com a vitória, a seleção brasileira mantém a escrita em Copa do Mundo. Desde 1934, a equipe não é derrotada na estreia de Mundial. Na ocasião, perdeu para a Espanha.
Além de Brasil e Croácia, o Grupo A ainda tem México e Camarões, que se enfrentam nesta sexta-feira, em Natal. A seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira, contra o México, em Fortaleza. No dia 18, a Croácia joga contra Camarões, sob forte calor, em Manaus.