Brasileiros superam americanos em tempo on-line

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 21 de maio de 2004 as 15:05, por: CdB

Pela primeira vez desde setembro de 2000 (início das operações do Ibope/NetRatings no Brasil) os brasileiros superaram os americanos em tempo de navegação. Em abril, os usuários domiciliares de Internet no Brasil ficaram conectados por 13hs 43min contra 13hs 21min dos americanos. 
   
“O uso da Internet no domicílio vem crescendo de forma constante ao longo de todo este tempo, apesar das diversas crises na economia nacional e mundial. Em setembro de 2000 o tempo de navegação era de 7hs 50min e, apenas nos últimos 12 meses, tivemos um crescimento de 24,5% no número de horas de utilização da Web”, observa Fábia Juliasz, diretora executiva do Ibope/NetRatings.

Entre os inúmeros fatores que estão impulsionando o uso da Web no Brasil estão a utilização de aplicativos como mensagens instantâneas, streaming media e similares. O Ibope destaca que a entrega da declaração do Imposto de Renda, que terminou no dia 30 de abril, também impulsionou o tempo de permanência dos usuários na web. Atualmente o Brasil possui 11,9 milhões de internautas ativos.

“A grande questão agora é como tornar a rede mais acessível para as classes populares, uma vez que o número de usuários domiciliares ativos no Brasil se mantém ao redor de 12 milhões, o que é relativamente baixo em relação ao total da população quando comparado ao de outros países”, destaca a diretora do Ibope.