A rotina do bairro de Santos Reis foi alterada no início da tarde da última quarta-feira com a simulação de um incêndio em um dos tanques do Terminal de Natal, da BR Distribuidora.
Várias ruas foram interditadas e cerca de 300 moradores da área foram deslocados para o largo da igreja do bairro. Todo o exercício não durou mais que 30 minutos e serviu para testar o plano de emergência da Petrobrás.
O simulado começou com um princípio de chamas num dos três tanques, que armazena cerca de 2,7 milhões de litros de óleo diesel. Equipes da brigada interna de emergência da estatal foram acionadas para realizar o trabalho de resfriamento do reservatório.
Vários jatos de água foram jogados em direção ao tanque para resfriar e evitar que a onda de calor atingisse a população vizinha. Quatro unidades geradoras de espuma também foram acionadas para apagar o incêndio.
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Serviços de Atendimento Médico às Urgências (Samu) fizeram o resgate da vítima.
Paralelamente, os moradores da rua Décio Fonseca foram removidos para o largo da igreja de Santos Reis, como se estivessem numa situação real. A ação contou com a participação da Defesa Civil e Polícia Militar. No total, 200 pessoas estiveram envolvidas na operação.
Este foi o segundo ano de realização da simulação na área do terminal envolvendo a comunidade. O exercício de um acidente é uma exigência do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado (Idema) para a licença de funcionamento do terminal da BR Distribuidora e Transpetro.
Além disso, serve também para testar o plano de Segurança Meio ambiente e Saúde (SMS) da Petrobras. A simulação foi acompanhada pelo secretário Municipal de Obras e Viações, Damião Pitta, pela secretária Municipal de Transporte e Trânsito Urbano, Elequicina Santos, e outros convidados.
De acordo com o gerente regional de Operações Nordeste da BR Distribuidora, Luís César Ross, a simulação serve para manter toda a equipe preparada para uma emergência e também treinar a comunidade para não entrar em pânico – o que atrapalharia o controle do fogo.
O terminal de Santos Reis foi construído em 1936. Atualmente, possui 11 tanques que armazenam álcool, diesel e gasolina. Dois desses reservatórios servem para acumular água a ser utilizada em caso de uma emergência.
O Terminal de Natal abastece os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba diariamente com 1,9 milhão de litros de combustível.
Brigada interna de emergência da Petrobrás simula incêndio em Natal
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 7 de agosto de 2003 as 04:06, por: CdB