Os corredores BRS possibilitam viagens mais rápidas de usuários de ônibus e táxis, e circulação viária mais organizada.
Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro
O BRS da Avenida Mem de Sá, no Centro, está em funcionamento. A inauguração do 21º corredor BRS do Rio de Janeiro foi nesta segunda-feira. O secretário municipal de Transportes, Paulo Amendola, esteve no local, ao lado de técnicos da SMTR e do presidente da CET-Rio, Airton Aguiar.

O novo corredor BRS tem início na Avenida Mem de Sá, Praça Cardeal Câmara e término na Avenida Mem de Sá, R Frei Caneca. Ele tem pouco mais de um quilômetro de extensão: 1.300m. O novo corredor funcionará de segunda a sexta, entre 6h e 21h (exceto, nesses casos, quando for feriado). O período educativo será de 15 dias, e panfletos explicativos estão sendo distribuídos à população.
Vantagens do BRS
Os corredores BRS (Bus Rapid System, na sigla em inglês) possibilitam viagens mais rápidas de usuários de ônibus e táxis, e circulação viária mais organizada. Estudos de tempo de percurso desenvolvidos pela CET-Rio mostram que, da inauguração até dezembro de 2018, a redução no tempo de viagem dos ônibus no BRS Frei Caneca (corredor mais próximo ao da Avenida Mem de Sá) chegou a 29%.
Apenas ônibus e táxis com passageiros podem trafegar nas faixas especiais do BRS. Demais veículos só podem acessar o corredor em caso de conversão à direita e entrada em garagens/lotes.
Ampliação na cidade
Com o corredor Mem de Sá, a extensão total de BRS na cidade passa a ser de 55,7 km. Os demais corredores existentes encontram-se nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Centro, Estácio, Tijuca, Maracanã, Méier, Botafogo e Vila Isabel.
A prioridade do transporte público sobre o carro de passeio tem o objetivo de favorecer o deslocamento do maior número de cidadãos, proporcionando mais agilidade nas viagens, além de promover uma distribuição justa do espaço público viário entre os diferentes modos de transporte, conforme preconiza a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587, de 2012) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro.
Aproveitando os estudos para implantação desse corredor, a CET-Rio desenvolveu projeto de revitalização e ampliação das áreas de carga e descarga no entorno da Avenida Mem de Sá, com o objetivo de melhor atender os estabelecimentos comerciais da área.