Bush afirma que Israel tem direito sobre parte da Cisjordânia

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Abril de 2004 às 18:32, por: CdB

O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou na quarta-feira que Israel tem direito sobre parte do território da Cisjordânia, que os palestinos consideram seu. Essa mudança política terá possivelmente um grande impacto no processo de paz para o Oriente Médio.

Em uma entrevista à imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, Bush citou ``novas realidades no terreno'' para a mudança na política, incluída a existência de uma grande população israelense na Cisjordânia.

Sobre o plano de Sharon de retirada de Gaza, Bush disse: ''Estas são ações históricas e corajosas'' e pediu que as duas partes escolham este momento para ajudar a ``colocar um fim em um dos mais longos conflitos do mundo''.

Em outro tópico sensível, Bush aparentemente negou qualquer direito dos refugiados palestinos de retornarem para o que agora é Israel. Ele disse que a solução para essa situação terá de ser encontrada ``através do estabelecimento de um Estado palestino e a instalação dos refugiados lá ao invés de (fazê-lo) em Israel''.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo