Bush faz última investida em Ohio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 2 de novembro de 2004 as 17:31, por: CdB

O presidente norte-americano, George W. Bush, fez um último pit stop no Estado decisivo de Ohio, numa tentativa final de arrancar votos preciosos, depois de votar perto de seu rancho no Texas junto com a mulher, Laura.

– Estou confiante de que vamos levar Ohio, estou confiante de que vamos levar a nação – disse ele durante a visita à sede de sua campanha no Estado, na cidade de Columbus, onde atendeu a telefonemas junto com os voluntários do partido. – Aqui é o presidente Bush falando – disse ele a um eleitor surpreso pelo telefone. – Juro que sou eu.

Depois de agradecer ao interlocutor pelo apoio no dia da eleição, Bush voltou-se para os repórteres e sorriu, dizendo: “Um a zero.”

Nunca um republicano chegou à Casa Branca sem ter vencido em Ohio. O Estado está sob os holofotes este ano também por ter perdido 230 mil postos de trabalho desde que Bush tomou posse.

Com a disputa empatada, segundo a pesquisa, e o comparecimento recorde de eleitores às urnas, Bush disse esperar que não se repita a batalha judicial que marcou sua eleição há quatro anos.

– Acho que é muito importante que isso acabe esta noite. O mundo observa nossa grande democracia funcionando, e não haverá nada melhor para nosso sistema que nossa eleição se encerrar definitivamente esta noite, para que – e acho que vou ser eu – para que eu possa prosseguir e liderar este país – disse Bush depois de votar em Crawford, Texas.

Bush teve pouco tempo para dormir depois de uma maratona de campanha que o levou através de cinco Estados até o comício final em Dallas, na segunda-feira. Ele vai acompanhar a apuração da Casa Branca.

Junto com suas filhas gêmeas, Barbara e Jenna, o casal Bush votou cercado de seguranças numa sede do corpo de bombeiros em Crawford.

– Votar é uma sensação tão maravilhosa – disse Bush a repórteres. – Esta eleição está nas mãos do povo, e estou muito confortável com isso. As pessoas sabem o que sou. Gostei desta campanha.