O presidente americano George W. Bush está “profundamente preocupado” com o ataque de mísseis disparados por helicópteros israelenses contra o dirigente do Hamas Abdelaziz al-Rantissi em Gaza, declarou hoje a Casa Branca.
– Ele está preocupado pelo fato de que esse ataque possa prejudicar os esforços das autoridades palestinas e de outras para pôr fim aos ataques terroristas – afirmou o porta-voz Ary Fleischer.
O dirigente do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), ferido no ataque israelense contra Gaza, ameaçou Israel de seu leito de hospital.
– Não deixaremos um só judeu na Palestina. Nós os combateremos com todos os meios ao nosso alcance – afirmou Rantissi em uma gravação difundida pelo canal qatariano Al Jazeera.
O primeiro-ministro palestino Mahmud Abbas (Abu Mazen), por sua vez, pediu aos Estados Unidos que adotem medidas “imediatas” para evitar o agravamento da situação, anunciou sua assessoria em um comunicado.
“O primeiro-ministro enviou uma mensagem urgente ao Governo americano, expressando sua condenação a este ataque terrorista e advertindo sobre os graves perigos para a aplicação do mapa da paz, devido a esta ação israelense”, diz o texto.