Bush promete ‘justiça’ a parentes de soldados mortos no Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 24 de novembro de 2003 as 21:49, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, encontrou-se nesta segunda-feira com parentes de 26 militares mortos no Iraque e prometeu responder aos ataques às tropas americanas com mais força.

– Não descansaremos enquanto não trouxermos estes assassinos à justiça – afirmou Bush às famílias reunidas em Fort Carson, no Colorado, antes de iniciar um período de férias em seu rancho no Texas.

Foi o segundo encontro de Bush com parentes de soldados mortos em combate, em menos de uma semana. O aumento do número de mortes no Iraque tornou-se um problema político para o presidente republicano, que tentará reeleger-se no ano que vem.

– Estamos enviando uma mensagem clara: qualquer um que tente ferir nossos soldados pode saber que nossos grandes soldados estão à caça deles. Os terroristas escolheram permanecer e testar nossa determinação. Nossa determinação não será abalada – disse Bush

A visita presidencial a Fort Carson foi alvo de críticas. “Ao mesmo tempo em que eu aprecio a visita de Bush, é muito pouco, muito tarde”, disse em um comunicado o general de reserva Wesley Clark, pré-candidato democrata à Presidência.

Desde que Bush deu por encerrados os grandes combates na guerra do Iraque, em 1º de maio, 185 soldados americanos foram mortos.