O governo Bush pretende anunciar a partir de terça-feira que vai solicitar cerca de 80 bilhões de dólares adicionais para operações militares no Iraque e no Afeganistão neste ano, disseram fontes do governo e do Congresso na segunda-feira.
A nova solicitação de suplemento orçamentário se soma aos 25 bilhões de dólares em gastos emergenciais já aprovados para o atual ano fiscal, montante que eleva o total da verba para operações e equipamentos militares a inéditos 105 bilhões de dólares.
Até 650 milhões devem ser incluídos no pacote para financiar a ajuda humanitária, esforços de reconstrução e operações militares em países asiáticos devastados pelo tsunami de dezembro, segundo assessores parlamentares. O governo dos EUA também estuda perdoar parte da dívida da Indonésia, o país mais atingido, segundo esses assessores.
A Casa Branca não quis se manifestar sobre o tamanho do pacote ou quando ele será apresentado. Mas fontes do governo e do Congresso disseram que o anúncio sairá a partir de terça-feira.
Especula-se que a suplementação deve ser apresentada formalmente ao Congresso de modo a ser aprovada depois de 7 de fevereiro, quando o presidente George W. Bush envia seu orçamento para o ano fiscal de 2006.
Os 105 bilhões destinados às ações militares em 2005 são mais de 13 vezes superiores à verba destinada pelo governo para a Agência de Proteção Ambiental e equivalentes ao orçamento anual da Califórnia.