Cacique Raoni reafirma disposição de lutar pela proteção da Amazônia

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Meio Ambiente, Últimas Notícias
Publicado domingo, 20 de outubro de 2019 as 16:24, por: CdB

Desde os anos 1960, Raoni se encontra com líderes globais em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.

 

Por Redação, com DW – de Peixoto Azevedo, MT

 

Com fala incisiva e gestos imperativos, o cacique Raoni Metuktire, do povo caiapó, liderança indígena de destaque internacional, repete a mensagem que tem espalhado pelo mundo há mais de cinco décadas: “Minha luta é a proteção da floresta para que, assim, todos vocês possam viver em paz. Minha luta é pela proteção da Amazônia, pela proteção do Brasil.”

O cacique Raoni responde ao presidente Bolsonaro e o acusa de atentar contra a unidade dos Povos da Floresta
O cacique Raoni responde ao presidente Bolsonaro e o acusa de atentar contra a unidade dos Povos da Floresta

Desde os anos 1960, Raoni se encontra com líderes globais em defesa da Amazônia e dos povos indígenas. Durante a Constituinte, pressionou os congressistas a aprovarem uma Constituição favorável às demandas dos povos indígenas. Neste ano, o cacique indicado ao prêmio Nobel da Paz esteve em vários países europeus para alertar sobre retrocessos nas políticas ambientais e indigenistas no Brasil.

Bolsonaro

Raoni, de 87 anos, falou à agência alemã de notícias Deutsche Welle (DW) a partir de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, a cidade mais próxima de sua aldeia dias antes de participar, na quinta-feira (17/10), de um ato nacional em defesa do meio ambiente e dos povos da Amazônia, em Marabá, no Pará.

O cacique rebateu as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que é uma “peça de manobra” de governos estrangeiros.

– Quem quer o controle de tudo é você (Bolsonaro) , o que eu quero é proteger os territórios indígenas. Nós somos os verdadeiros brasileiros. Você quer nos desunir – concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *