A região metropolitana de Recife registrou, neste ano, oitenta casos de raiva em animais domésticos. No ano passado, foram 43 casos. Por isso, a secretaria de Saúde da cidade está realizando, neste sábado, até às 17h00, a Campanha de Vacinação Anti-rábica.
As doses da vacina foram fornecidas pelo ministério da Saúde e estão disponíveis nos mais de 2.500 postos de vacinação da região, que inclui a capital e as cidades de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe.
A meta é vacinar cerca de 300 mil cães e gatos. Segundo o diretor do Centro de Vigilância Animal, João Alves, todo animal doméstico deve ser levado ao posto de vacinação. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), devem existir na cidade 184.978 animais, sendo 142.291 cachorros e 42.687 gatos.
A raiva é uma doença que, se transmitida ao homem, atinge o sistema nervoso central, ocasionando a morte. Os veterinários explicam que, nos animais, a raiva provoca agressividade, salivação excessiva e dificuldade para engolir os alimentos. A raiva não tem cura.