A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho, Sorgo, Aves e Suínos foi instalada nesta quarta-feira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSui), que prossegue até a próxima sexta-feira, no Centro de Convenções de Florianópolis.
A Câmara, vinculada ao Conselho do Agronegócio (Consagro), reunirá entidades das cadeias de produção, representantes dos Ministérios da Agricultura, Meio ambiente, Fazenda e Desenvolvimento Agrário e da Secretaria de Segurança Alimentar e Combate à Fome.
Um dos objetivos é promover, através do desenvolvimento de políticas agrícolas sustentáveis, o equilíbrio da cadeia produtiva de aves e suínos, solucionando problemas crônicos, entre eles a dificuldade no abastecimento de milho, usado como ração dos animais.
Segundo o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Amauri Dimarzio, no ano passado, as exportações de carne de frango e porco responderam por cerca de US$ 2 bilhões, e a expectativa é de um crescimento de no mínimo 10% em 2003, e de 50% nos próximos 7 anos.
– O Ministério está incentivando a criação de linhas de crédito para compra de insumos e para investimentos em armazenagem e matéria-prima, o que reduzirá o custo de produção e o preço dos produtos para os consumidores -, destacou Dimarzio.