Caminhoneiros e transportadoras terão novo registro na ANTT

Arquivado em:
Publicado Sábado, 03 de Abril de 2004 às 10:16, por: CdB

A partir deste ano, os caminhoneiros autônomos, as cooperativas de transporte e as empresas transportadoras de cargas terão que fazer um novo registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O novo documento - conhecido como Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga - se tornará obrigatório a partir de março do próximo ano e funcionará como uma espécie de identidade dos veículos transportadores de cargas.

"Queremos conhecer o perfil desses transportadores, além de levantar dados para controlar melhor, e com mais segurança, o fluxo desse tipo de veículo", disse o superintendente de Logística da ANTT, Aury de Mello Teixeira.

Segundo ele, o procedimento, que exigirá também a colocação de identificações especiais nas laterais dos veículos, irá ajudar a agência a ter dados estatísticos mais confiáveis e informações para a implementação de políticas públicas. A agência ainda está definindo os procedimentos para começar a emitir gratuitamente, em 72 dias, os primeiros registros.

A partir de meados de junho deste ano, a Agência irá apenas informar a necessidade de se portar o documento. Mas a partir de março 2005, as empresas transportadoras e os caminhoneiros autônomos que não estiverem portando o novo registro poderão ser multadas em até R$ 500.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo