Campanha contra o câncer de pele é lançada neste sábado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 22 de novembro de 2003 as 12:08, por: CdB

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) inicia neste sábado, no Posto 2 da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele já realizada no país, que tem este ano como o alvo principal as crianças.

A expectativa da entidade, este ano, é de atender 40 mil pessoas em todo o país, superando o movimento do ano passado, que somou 27.758 pessoas, das quais 19.200 (69%) declararam não usar nenhuma proteção solar. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estão previstos para este ano 82.155 novos casos de câncer de pele no Brasil.

A doença atinge mais homens que o câncer de próstata ou de pulmão em muitas capitais do país e até as pessoas de pele negra, ao contrário do que se pensa, podem desenvolver o câncer, alerta a SBD.

As informações que forem coletadas durante a campanha servirão de base à elaboração, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, de um novo mapa da doença no país, identificando as regiões de maior incidência, o fototipo (tipo de pele) e o sexo das pessoas atingidas.