A temporada do Campeonato Italiano alcançou a metade e, enquanto os matemáticos gostam de apresentar as possibilidades para que os times alcancem o título, poucos torcedores acreditam que a batalha pelo “scudetto” esteja além de dois times.
Com 19 partidas disputadas, a Juventus tem 44 pontos e o atual campeão Milan 42, depois do empate da Juve por 1 x 1 com o Cagliari no domingo.
A vitória do Milan por 3 x 1 sobre a Udinese não apenas diminuiu a diferença entre as equipes, mas também afundou a terceira colocada Udinese 10 pontos atrás da ponta.
O time de Luciano Spalletti tem todo o mérito pela terceira colocação, e se manter a boa campanha tem grandes chances de alcançar uma vaga inédita na Copa dos Campeões.
A Inter de Milão, que não leva um título da Liga desde 1989, mantém a invencibilidade após metade da competição, mas está virtualmente fora da disputa.
Com inacreditáveis 13 empates em 19 jogos, a Inter é a quarta colocada, 13 pontos atrás da líder Juventus. A equipe de Roberto Mancini finalmente emplacou uma sequência de vitórias, porém depende de tropeços improváveis dos times à sua frente.
Milan e Juventus perderam apenas uma vez nesta temporada, e tanto Fabio Capello como Carlo Ancelotti têm grandes elencos capazes de lidar com lesões e suspensões.
Defesa dura
A Juve alcançou seu sucesso na temporada reforçando a defesa com a chegada de Fabio Cannavaro –inexplicavelmente vendido pela Inter no início da temporada.
O volante brasileiro Emerson, levado por Capello da Roma, deu mais força e ainda acrescentou alguma criatividade ao meio-de-campo, enquanto o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic rapidamente adaptou-se ao novo time, com nove gols na competição.
Com o retorno do francês David Trezeguet, que estava lesionado, e com o uruguaio Marcelo Zalayeta provando ser mais útil este ano, Capello tem muitas opções para o ataque, mesmo com a má fase de Alessandro del Piero.
“Estou confiante, estou convencido de que podemos ir bem, repetindo o que aconteceu na primeira metade da temporada”, disse Capello.
Ataque fantástico
Enquanto a Juventus tem se agarrado nos resultados, o Milan alcançou a segunda posição com uma forma alegre de se jogar futebol, com 14 gols nos três últimos jogos em casa.
Além das belas atuações de Andriy Shevchenko, o Milan conta com o retorno da boa fase do argentino Hernan Crespo e com a maturidade do jovem brasileiro Kaká, em sua segunda temporada no time.
Mas é o equilíbrio da equipe, que ainda conta com Gennaro Gattuso e Massimo Ambrosini, que faz Ancelotti confiar que seu time pode repetir o título da temporada passada.
– Tenho um elenco de jogadores que não conta apenas com talentos individuais, mas com jogadores que sabem jogar pelos outros – afirma o técnico.
Campeonato Italiano chega à metade com apenas dois na briga
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 18 de janeiro de 2005 as 14:26, por: CdB