Capital da Índia, Nova Délhi registra o ar mais poluído do mundo

Arquivado em: Destaque do Dia, Energia, Meio Ambiente, Últimas Notícias
Publicado sábado, 29 de fevereiro de 2020 as 15:30, por: CdB

Das 30 cidades mais poluídas do mundo, 21 são indianas, segundo um Relatório de Qualidade do Ar Mundial em 2019 baseado nos níveis médios anuais de concentração de partículas PM2.5, que medem até 2.5 mícrons.

 

Por Redação, com Prensa Latina – de Nova Délhi

Dois terços das cidades mais poluídas do mundo estão na Índia, já Nova Délhi tem o pior ar que se respira entre todas as capitais do mundo, de acordo com uma pesquisa recente.

A neblina tóxica que cobre Nova Délhi tem sido responsável pela morte de milhares de indianos
A neblina tóxica que cobre Nova Délhi tem sido responsável pela morte de milhares de indianos

Das 30 cidades mais poluídas do mundo, 21 são indianas, segundo um Relatório de Qualidade do Ar Mundial em 2019 baseado nos níveis médios anuais de concentração de partículas PM2.5, que medem até 2.5 mícrons e entram no fluxo sanguíneo através do sistema respiratório, causando asma, câncer de pulmão e doenças cardíacas.

As cifras supõem uma leve melhora em relação a 2018, mas isso se deve em grande parte a um crescimento econômico mais lento.

Carvão

Enquanto as cidades da Índia, em média, superam em 500% o objetivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) de exposição anual às PM2.5, a poluição atmosférica nacional diminuiu 20% entre 2018 e 2019, e 98% das cidades experimentaram melhoras, mas em grande parte como resultado da desaceleração econômica.

A Índia e outros países asiáticos continuam sendo afetados de maneira desproporcional pelo ar tóxico como resultado de fatores que vão desde cidades com densidade populacional muito alta e gases do escapamento de veículos, até as centrais elétricas de carvão, queima de produtos agrícolas e emissões industriais.

A Organização Mundial de Saúde calcula que o ar poluído mata sete milhões de pessoas a cada ano, enquanto o Banco Mundial diz que a economia mundial perde US$ 5 trilhões anuais. O ar poluído mata aproximadamente 1,2 milhões de indianos todo ano.

Neblina tóxica

Em grande parte do norte da Índia, a qualidade do ar se torna catastrófica nos meses prévios ao inverno e no inverno, quando os agricultores recorrem à queima de resíduos de cultivos como uma forma barata e rápida de limpar seus campos.

A neblina tóxica que se origina faz inclusive que as escolas sejam fechadas e que as pessoas vulneráveis se vejam restritas à vida dentro de recintos.

Utilizando uma média ponderada da população, Bangladesh foi classificado como o país mais poluído do mundo, enquanto sua capital Dacca foi a segunda pior depois de Délhi.

O Paquistão foi o segundo país mais poluído, enquanto o Afeganistão, a Índia e o Nepal estão entre os 10 piores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *