Cardeal Ratzinger critica excesso de poderes do Papa

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Abril de 2004 às 07:28, por: CdB

O cardeal Joseph Ratzinger, apontado como o segundo homem mais importante do Vaticano, disse que o papa João Paulo II  foi longe demais na concentração de poderes e na ingerência nos assuntos locais de igrejas.

Os comentários dele, surgidos depois da morte de um frequente crítico da centralização do Vaticano, são um momento raro de confissão de que a Santa Sé enfraqueceu o poder dos cardeais e bispos encarregados de administrar a maior igreja do mundo.

A centralização é uma marca do atual papa, há 25 anos no comando do Vaticano, e Ratzinger, um teólogo alemão, apareceu frequentemente reafirmando essa opção política de João Paulo II..
``Não tenho problemas em admitir que talvez tenhamos que ser mais generosos em algumas áreas e que a autoridade central pode ter interferido demais'', afirmou depois de ter comandado o funeral do cardeal austríaco Franz Koenig, um importante crítico da estrutura centralizadora do Vaticano.

``Não tenho problemas em avaliar algumas áreas nas quais deveríamos ter tido menos centralismo e mais descentralização'', afirmou no dia 27 de março. Os comentários de Ratzinger, feitos diante de um pequeno grupo de jornalistas de Viena, foram divulgados por meios de comunicação católicos.

Nicholas Atkin, co-autor de uma recente história sobre o catolicismo na Europa, descreveu as palavras de Ratzinger como uma ``reviravolta'' depois de um longo período do que considerou ser uma permanente corrosão do poder das paróquias locais pelo Vaticano.
``Ratzinger foi realmente o veículo daquele processo'', disse à Reuters Atkin, da Universidade de Reading (Grã-Bretanha).

A questão da autoridade do Vaticano é uma antiga fonte de tensão dentro da Igreja Católica. A declaração de Ratzinger sobre o assunto pode influenciar mudanças no próximo conclave encarregado de eleger o sucessor de João Paulo II., atualmente com 83 anos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo