Carro-bomba mata sete em Bagdá no aniversário da prisão de Saddam

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 13 de dezembro de 2004 as 08:35, por: CdB

Um carro-bomba matou nesta segunda-feira pelo menos sete iraquianos na entrada da Zona Verde em Bagdá, no dia que marca o aniversário de um ano da captura de Saddam Hussein pelas forças dos Estados Unidos.

De acordo com um funcionário de um hospital, pelo menos 19 pessoas ficaram feridas, quatro delas gravemente. Um militar dos EUA disse que nenhum soldado do país está entre os feridos.

– Um suicida atingiu o posto de checagem 12. A situação está bem feia – afirmou um oficial norte-americano à Reuters. Uma porta-voz militar dos EUA informou que vários carros foram destruídos.

O posto de checagem, perto da estrada que leva ao aeroporto, fica em uma entrada principal do grande complexo que abrigava o palácio presidencial de Saddam. O local é usado atualmente por embaixadas dos EUA e de outros países, além de escritórios do governo interino do Iraque.

A explosão ocorreu às 9h (4h, horário local), quando muitos iraquianos dirigiam-se ao trabalho na Zona Verde. Ao norte de Bagdá, em Tarmiya, testemunhas disseram que um carro-bomba explodiu em uma estrada. Soldados dos EUA isolaram a área.

Esta segunda-feira é primeiro aniversário da captura de Saddam por forças dos EUA após oito meses de fuga. Naquela época, o presidente norte-americano, George W. Bush, e comandantes militares esperavam que a prisão do ex-presidente pudesse conter a atividade guerrilheira entre os seguidores de Saddam da minoria sunita. Mas a violência não se amenizou. Sete marines norte-americanos foram mortos em dois incidentes separados a oeste de Bagdá neste domingo.