Carro militar americano apresenta falhas no Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 31 de março de 2005 as 09:27, por: CdB

Um novo veículo de transporte de tropas do Exército dos Estados Unidos no Iraque apresenta muitos defeitos, colocando soldados em risco e levantando dúvidas sobre os seus custos de 11 bilhões de dólares, disse nesta quinta-feira uma reportagem do jornal Washington Post.O veículo é conhecido como Stryker e é fabricado pela General Dynamics Corp., de acordo com o jornal, que afirmou ter visto um estudo secreto do Exército em dezembro.

A reportagem, feita com base em entrevistas confidenciais com operadores dos veículos no Iraque no final de 2004, lista reclamações, incluindo falhas de projeto e problemas de manutenção que “estão piorando”.

O relatório do Exército deixa claro que o desempenho do veículo militar deixa a desejar, apesar de muitos soldados afirmarem que gostam dele, disse o Post.

Um escudo blindado instalado no Stryker para protegê-lo de ataques inesperados de insurgentes usando armas de baixa tecnologia funciona no caso de metade das granadas usadas contra ele, segundo o diário.

A blindagem, instalada em uma base no Kuwait, é tão pesada que a pressão dos pneus precisa ser verificada constantemente e são trocados nove pneus diariamente, disse o jornal, citando o documento militar.

O Post citou outras reclamações, como computadores lentos e com superaquecimento, além de um lançador de granadas de 157 mil dólares que não atinge os alvos quando o veículo está em movimento.

Números do Exército mostram que 17 soldados da brigada de combate dos Strykers morreram no Iraque em 157 explosões. Mas não foi especificado se as mortes aconteceram dentro ou fora do veículo, disse o jornal.