Cartilha contra balões será lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de junho de 2004 as 10:19, por: CdB

A Secretaria de Defesa Civil inicia neste sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, campanha de prevenção de incêndios florestais com o lançamento da cartilha contra balões, editada pelo Programa de Educação Ambiental do Grupo Executivo de Ações de Meio Ambiente, ligado à Subsecretaria-Adjunta de Operações. O evento acontecerá no Corcovado e tem por objetivo conscientizar a população do perigo dessa prática para o ecossistema.

Ainda como parte das comemorações, será realizada uma missa campal em ação de graças pela data com o apoio da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros. Antes, militares especializados do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA) fazem um mutirão de limpeza na encosta do morro. Encerrando a homenagem, bombeiros lançarão pétalas de rosas dos braços e da cabeça do Cristo Redentor.

– A preocupação com o meio ambiente e também com a qualidade de informação prestada à população do estado fez com que a Secretaria de Defesa Civil apresentasse a segunda da série de cartilhas educacionais sobre a temática ´Eu, você e o meio ambiente, o que fazer?`, que trata dos assuntos ligados à prevenção de desastres provocados por balões de ar quente, principalmente nesse período de estiagem e também de festas juninas – comentou o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Alberto de Carvalho.

A cartilha traz um histórico sobre a criação desses artefatos e os prejuízos causados por acidentes com balões, como as queimadas descontroladas, o corte do fornecimento de energia elétrica, o perigo à segurança de vôo, o incêndio em depósitos de inflamáveis, entre outros. Informa também que soltar balões é crime ambiental e que a melhor ação preventiva é alertar as pessoas sobre o perigo que representam, estimulando a denúncia ao Corpo de Bombeiros (193) ou à Polícia (190), caso conheçam quem faz ou solta balões.

Crianças da Escola Menezes Vieira, localizada no Alto da Boa Vista, presentes à homenagem ao meio ambiente, serão as primeiras a receber a cartilha. Exemplares desta segunda série do Programa de Educação Ambiental serão distribuídos em escolas públicas por intermédio dos diversos grupamentos espalhados pelo estado. O conteúdo da cartilha pode ser obtido pela Internet, em formato PDF, acessando o site da Defesa Civil (http://www.defesacivil.rj.gov.br), no menu Informações Técnicas.