Casa Branca diz que Bush está reeleito

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 3 de novembro de 2004 as 08:59, por: CdB

O presidente norte-americano, George W. Bush, está convencido de que conseguiu a reeleição, disse nesta quarta-feira o chefe de gabinete da Casa Branca, Andy Card. Segundo ele, Bush vai esperar para declarar formalmente a vitória, a fim de dar ao candidato democrata, John Kerry, “tempo para refletir” sobre os resultados.

Enquanto os republicanos cantam vitória, as questões sobre os votos provisórios em Ohio ameaçam adiar o veredito final. Duas redes de TV projetavam a vitória de Bush em Ohio, mas três outras disseram que ainda não possível declarar um vencedor no Estado e assessores da campanha de Kerry afirmaram que não iriam admitir a derrota no Estado até que todos os votos, incluindo um número desconhecido de votos chamados provisórios, fosse contado.

Sem uma vitória em Ohio, Kerry teria de vencer em Nevada, Estado conquistado por Bush em 2000, e manter todos os Estados restantes conquistados por Al Gore em 2000 para chegar a um empate em 269 a 269 no Colégio Eleitoral.

Isso levaria a disputa para a Câmara dos Deputados, onde os republicanos têm a maioria e onde a vitória de Bush seria quase certa. Bush conseguiu a vitória na Flórida, maior dos Estados que estavam indecisos, e obteve outros triunfos ao longo do país para chegar bem perto da reeleição. Kerry conseguiu os 21 votos da Pensilvânia, mas New Hampshire foi o único Estado que ele conseguiu vencer e que Bush havia conquistado em 2000.

Longas filas, mas poucos problemas mais sérios, marcaram a ida dos eleitores às urnas, numa corrida pela Casa Branca marcada por divergências acirradas entre Bush e Kerry sobre a guerra no Iraque, a luta contra o terrorismo e questões econômicas.

Ao contrário do que previam alguns, não houve caos e impugnação generalizada de eleitores. O comparecimento deve superar amplamente os 105 milhões de eleitores de 2000. Com 270 votos sendo necessários para vencer no Colégio Eleitoral, Bush venceu em 28 Estados, conseguindo 269 votos no Colégio Eleitoral, segundo as projeções que consideram sua vitória em Ohio, que também apontam a vitória de Kerry em 15 Estados que lhe dão 238 votos no Colégio.