Catalunha deve ter eleição regional antecipada

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 as 14:08, por: CdB

O líder pró-independência do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse nesta quarta-feira que planeja convocar uma eleição parlamentar antecipada na região espanhola.

O líder pró-independência do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse nesta quarta-feira que planeja convocar uma eleição parlamentar antecipada na região espanhola, em um movimento que pode ter um grande impacto na política nacional.

Líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra
Líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra

Torra afirmou que a eleição será convocada depois que o Parlamento regional aprovar o plano de orçamento da Catalunha para o ano, sem especificar a data.

– O curso político desta legislatura chegou ao fim… É essencial dar voz novamente aos cidadãos – disse ele em um discurso televisionado.

O mandato de Torra

O mandato de Torra deveria terminar em 2021, mas na segunda-feira ele foi destituído de seus direitos como parlamentar regional pelo Parlamento após uma decisão judicial, levando o governo de coalizão entre dois partidos separatistas à beira do colapso.

– Nenhum governo pode funcionar sem unidade e lealdade entre seus parceiros – disse Torra, abordando as disputas internas.

A Catalunha tem sido um dos principais condutores da política espanhola desde que a região declarou independência unilateralmente em outubro de 2017, após um referendo considerado ilegal pelos tribunais, provocando a maior crise política na Espanha em décadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *