Cedae informatiza sistema para melhorar abastecimento de água

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 24 de março de 2004 as 11:52, por: CdB

O governo do Estado liberou R$ 1,43 milhão para a continuação dos serviços de informatização do cadastro técnico dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) em todo o Estado do Rio.

A modernização do cadastro da Cedae, iniciada há cinco anos, envolve a digitalização do acervo das plantas das redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário e dos projetos da empresa (elevatórias, prédios e estações de tratamento).

Com a liberação dos recursos, na última segunda-feira, serão informatizados os cadastros de Nova Iguaçu e dos municípios do interior e de parte de São Gonçalo, São João de Meriti e Duque de Caxias. Já foram digitalizadas as plantas do município do Rio de Janeiro, de Nilópolis, do Centro de Macaé, das localidades de Edén e Coelho da Rocha (São João de Meriti) e 25 de Agosto (Duque de Caxias).

A informatização desses dados está modernizando as áreas de projetos, manutenção e operação da companhia, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços prestados à população. Com a conclusão da digitalização, o técnico terá acesso imediato à planta através de uma estação gráfica, podendo imprimi-la em papel para o trabalho no campo. Além disso, ele poderá fazer as alterações necessárias, atualizando o cadastro.