Centenas assistem filme de Moore sobre Bush no Texas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 29 de julho de 2004 as 10:46, por: CdB

Centenas de pessoas se reuniram no final da noite desta quarta-feira em um terreno perto do rancho do presidente George W. Bush no Texas para assistir ao documentário de Michael Moore “Fahrenheit 11 de setembro”, embora o polêmico cineasta tenha cancelado sua presença.

Sentados em frente a uma gigantesca tela, fãs de cinema de todo o Texas vaiavam e aplaudiam, medida em que o documentário antiguerra contava, de forma satírica, a controversa eleição do presidente Bush em 2000, sua resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001 e suas razoes para lançar a guerra contra o Iraque.

Moore prometeu ir à exibição e até chegou a convidar Bush, mas acabou desistindo de comparecer ao evento na quarta-feira. Ele disse aos organizadores que o assunto da noite deveria ser seu filme e não suas diferenças com o presidente republicano.

– Mas estamos todos aqui esta noite -, disse John Wolf, líder de uma rede texana de pacifistas que organizou a exibição. Ele cobrou US$ 8 por ingresso, como uma contribuição para ajudar um centro ativista local chamado “Crawford Peace House”.

A apenas um quilômetro dali, simpatizantes de Bush se reuniam para mostrar seu apoio ao presidente. Alguns eram comerciantes da principal rua de Crawford, que vende inúmeros souvenirs com a imagem do presidente.

Esta semana Bush está descansando em seu rancho de 650 hectares, enquanto em Boston acontece a Convenção Nacional Democrata, que nomeou John Kerry como candidato da legenda à Presidência na quarta-feira. Moore esteve em Boston durante a Convenção e sua passagem teve uma macia cobertura por parte da imprensa.

Os organizadores da exibição disseram que queriam levar “Fahrenheit 11 de setembro” para Crawford, vilarejo localizado a cerca de 11 quilômetros do rancho de Bush, para que os moradores tivessem a chance de vê-lo. Mas somente um punhado de pessoas de Crawford foi exibição.

O protesto pró-Bush em Crawford, uma cidade tradicionalmente democrata com uma população de apenas 705 pessoas, também atraiu gente de outras áreas, incluindo fazendeiros.

“Fahreinheit 11 de setembro”, que já lucrou mais de cem milhões de dólares e foi visto por mais de 6 milhões de pessoas em um mês, se tornou o documentário de maior sucesso até agora. Moore disse espera que seu filme ajude a expulsar o presidente de seu cargo no dia 2 de novembro.