Centro espacial envia mensagem a extraterrestres na Ucrania

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 6 de julho de 2003 as 10:36, por: CdB

O centro espacial ucraniano de Evpatoria (Criméa, sul) enviou neste domingo uma mensagem a extraterrestres, contendo, além de informações científicas sobre os terráqueos, “cartas” de pessoas que querem fazer contato com outras civilizações.

– Oi, pessoal, preciso de um visto extraterrestre. Mande-me um convite – escreveu um americano de Houston (Texas).

– Pessoas de todos os continentes falam do quanto estão emocionadas: querem encontrar irmãos no universo – resumiu Richard Braaspad, um dos coordenadores do projeto Cosmic Call, que reúne os Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.

As pessoas que desejaram enviar uma mensagem sideral pagaram entre 15 e 20 dólares cada uma. Isto permitiu financiar em parte o projeto espacial, declarou um colaborador, Alexandre Zaitsev.

Em matéria científica, a mensagem aos extraterrestres é formada por um planisfério, a representação de um ser humano e noções matemáticas e biológicas.

Enviada por radiotelescópio, foi emitida para cinco constelações que contêm estrelas similares ao sol e que ficam entre 30 e 40 anos luz da Terra.

A primeira emissão rádioelétrica destinada a civilizações extraterrestres foi realizada em 1974 do observatório Arecibo, em Porto Rico.