O prefeito César Maia afirmou nesta sexta-feira que está otimista e satisfeito com a decisão do governo federal de assumir a gestão de seis hospitais no Rio de Janeiro. Maia disse que há dois anos defendia essa necessidade.
– Finalmente é um ato do presidente da República nesse sentido. Estou satisfeito e otimista. Foi uma medida correta, bem-vinda. Acho que a saúde pública na região metropolitana do Rio de Janeiro vai se beneficiar com essa medida.
O prefeito do Rio comentou também a inclusão dos hospitais Souza Aguiar e o Miguel Couto, que eram de administração municipal, entre as unidades declaradas em situação de calamidade pública pelo governo federal. Os outros hospitais da Lagoa, do Andaraí, de Ipanema e o Cardoso Fontes, eram federais e foram municipalizados.
– Para a questão do Souza Aguiar e do Miguel Couto é preciso um pouquinho de paciência porque nós devemos entender que, de outra maneira seria o governo federal declarando calamidade pública nele mesmo, se ele ficasse apenas com os quatro hospitais federais.
O governo federal decretou hoje estado de calamidade pública nos hospitais do Rio de Janeiro. A prefeitura do Rio, com a decisão do governo, perde autonomia para administrar os recursos que recebe do Sistema Único de Saúde (SUS) para manter os hospitais. Atualmente, o município recebe R$ 788 milhões por ano. A partir de agora, esses recursos passarão a ser geridos pela Secretaria Estadual de Saúde.
César Maia diz estar satisfeito pelo governo assumir gestão de hospitais
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 11 de março de 2005 as 14:58, por: CdB