O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), disse nesta segunda-feira que é “fã do governo Lula, porque coloca os juros lá em cima e a prefeitura ganha muito dinheiro”.
Maia, que prega uma oposição persistente do PFL ao governo petista, aplica o dinheiro municipal em títulos públicos, o que significa que lucra com a alta taxa básica de juros (Selic).
– Mantenha isso entre nós: a prefeitura está cheia de dinheiro e vai ter muito mais. Enquanto esses juros estiverem tão altos, mais dinheiro a prefeitura ganha – disse Maia durante entrevista coletiva, na votação em que o Rio venceu São Paulo na disputa para concorrer a sede das Olimpíadas de 2012.
Candidato à reeleição em 2003, Maia tem cerca de R$ 1 bilhão disponíveis para investimentos neste e no próximo ano. O prefeito tem encomendado várias pesquisas de intenção de voto para avaliar quem serão seus adversários mais difíceis e com que partidos poderá costurar alianças nas eleições municipais.
Nas últimas avaliações, Maia considerou que o candidato do PT, por ser o partido do presidente da República, será muito forte, independentemente do nome escolhido pelos petistas.