CET-Rio dá início à campanha Travessia Segura em escola de Laranjeiras

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020 as 13:22, por: CdB

O ano letivo começou com uma novidade para alunos, pais e funcionários da Escola Municipal Albert Schweitzer, em Laranjeiras.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O ano letivo começou com uma novidade para alunos, pais e funcionários da Escola Municipal Albert Schweitzer, em Laranjeiras. A Prefeitura, por meio da CET-Rio, deu início nesta segunda-feira,  à campanha educativa Travessia Segura.

Campanha Travessia Segura começou no entorno da Escola Albert Schweitzer, em Laranjeiras
Campanha Travessia Segura começou no entorno da Escola Albert Schweitzer, em Laranjeiras

Foi implantada sinalização vertical e horizontal no entorno da escola para dar mais segurança à travessia das ruas. Durante uma semana, técnicos da companhia vão monitorar e acompanhar o movimento na região, além de orientar os motoristas sobre a obrigatoriedade de dar preferência aos pedestres na travessia.

A Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, a maior da América Latina, recebeu 55 mil novas matrículas em 2020. Ao todo, nas 1.540 escolas da Prefeitura, são 650 mil alunos em segmentos que passam por Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental, Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Ao longo de 2020, a CET-Rio vai implantar a campanha Travessia Segura em outras escolas da rede municipal. São aquelas que apresentam condições de demanda e tráfego apropriadas à implantação de faixas de pedestres, em locais sem semáforos, acompanhadas de sinalização vertical e horizontal.

Kit escolar

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu início, nesta segunda-feira, à distribuição dos 650 mil kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino: são três camisas de uniforme, material de ensino e, pela primeira vez, um par de tênis para cada estudante. Ao da secretária de Educação, Talma Suane, ele participou da aula inaugural do ano letivo do Espaço de Desenvolvimento Infantil Ana de Barros Câmara, em Coelho Neto, na Zona Norte.
– É uma emoção muito grande estar aqui ao lado da diretora (Wanda Lúcia Santana) e também da nossa secretária de Educação,Talma. Porque não só a educação é de qualidade, mas também o uniforme, material escolar e tem ainda o tênis, que nós estamos estreando hoje para toda nossa rede. Era um sonho meu que agora se realiza, fico muito feliz. As crianças são 20% da nossa população, mas 100% do nosso futuro. Aqui se forma o Rio de Janeiro de amanhã que nós sonhamos – afirmou Crivella, que estava usando um modelo tênis igual ao que os alunos começaram  a receber.

Talma Suane lembrou que modelo dos uniformes foi democraticamente escolhido pelos alunos.

– Nós tivemos muito cuidado com a participação das crianças na escolha do uniforme e também na escolha do tênis, um desejo do prefeito que a gente colocou em prática, com um desenho especial, para todos os alunos. Isso nos deixa muito orgulhosos – disse a secretária de Educação, ressaltando que as outras 1.539 escolas da rede municipal começarão a receber o uniforme também a partir desta segunda.

A diretora Wanda Lúcia Santana  destacou que só na sua escola são 420 crianças.

–  Abrir o ano letivo, numa época em que todos estão sem dinheiro, com uniforme sem custos para os pais, é maravilhoso, gratificante –  comentou a diretora, elogiando a iniciativa de o prefeito ter escolhido o colégio, “numa região bastante carente”, para o início oficial do ano letivo.

Maior rede de ensino público da América Latina 

O ano letivo da rede municipal de ensino, a maior da América Latina, tem 55 mil novas matrículas. No total, são 650 mil alunos distribuídos em 1.540 escolas, em segmentos que passam por Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental, Classe Especial e Educação de Jovens e Adultos. Uniforme antigo ainda pode ser utilizado. Os uniformes serão distribuídos até março.

Prefeitura dá tênis pela primeira vez no kit escolar

Pela primeira vez, a Prefeitura dará um par de tênis a cada aluno, que terá direito também a um kit com três camisas – vale lembrar que o custo da licitação foi 34,82%abaixo da realizada na gestão passada, em 2014. As camisas do novo uniforme têm um desenho mais moderno, aprovado pelo conselho dos alunos. A troca do uniforme será feita de forma gradual devido à grande quantidade de alunos. Os que têm a camisa antiga, que também foi distribuída, poderão usá-las.

Novo material didático

A partir da Pré-Escola, os alunos também recebem: apontador, borracha, caderno de desenho, caneta, cola, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pincel, tesoura sem ponta, tinta guache, régua e transferidor. Desenvolvido pelos próprios educadores municipais, o novo Material Didático Carioca substitui as antigas apostilas por livros para classes do 1º ao 9º ano. O título de Rio 2020 – Capital Mundial da Arquitetura, concedido pela Unesco, será explorado nesse material para que os alunos conheçam os territórios da cidade, por meio das paisagens e arquitetura. 

Pais e alunos comemoram

Gleide de Araújo, de 35 anos,  mãe de Heitor , de 3 anos; Miguel, de 4, de Gabrielly, de 14 (ela estuda na Escola Municipal Monte Castelo, no mesmo bairro), disse que o kit escolar de graça representa uma economia e tanta para os pais.

– Se fossemos ter que comprar, teríamos que gastar mais de R$ 120, no mínimo, com cada kit, incluindo o tênis. Só na minha casa, são mais de R$ 500 de economia. Numa época apertada para as famílias, como todo início de ano, a iniciativa da Prefeitura é muito bem vinda – agradeceu Gleide.

A vendedora Raquel Cândido, de 27, garantiu que a filha, Serena, de 5 anos, foi até “mais animada” para a escola.

– Sabendo que vai ganhar uniforme novo, ela veio toda feliz e contente – ressaltou Raquel.

Já o auxiliar de serviços-gerais Diego Domingos, de 24 anos, que foi levar o filho, Davi, 4, para o primeiro dia de aula,  com a avó do menino, Cleonice da Silva, 43, elogiou a qualidade do material.

– Tudo de primeira qualidade. O Governo municipal está de parabéns. É a primeira vez que vejo um material tão bom assim – assegurou Domingos.

Mais 27 creches e novo período de matrículas

A Prefeitura acrescentou 27 unidades parceiras no segmento creche, aumentando para 188 o número de instituições conveniadas. Em função da disponibilidade de vagas sem confirmação dos responsáveis, um novo período de matrículas está aberto desde o último dia 4 e vai até 16 de fevereiro. Basta acessar o link (http://matricula.rio/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *