A China foi para a ofensiva e respondeu às reiteradas acusações por parte do presidente dos EUA, Donald Trump, acusando sua administração de mentir “descaradamente” sobre novo coronavírus.
Por Redação, com Sputnik – de Pequim/Washington
A China foi para a ofensiva e respondeu às reiteradas acusações por parte do presidente dos EUA, Donald Trump, acusando sua administração de mentir “descaradamente” sobre novo coronavírus.

Os EUA tentam culpar a China pela pandemia para desviar a atenção de seus próprios fracassos no combate à pandemia, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, nesta terça-feira.
– Políticos norte-americanos têm repetidamente ignorado a verdade e mentido descaradamente – declarou Geng durante coletiva de imprensa.
Pequim é alvo recorrente de acusações por parte da administração Trump, que a acusa de instrumentalizar a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu favor e mesmo de fabricar o vírus em laboratório na cidade de Wuhan.
– Eles [norte-americanos] têm somente um objetivo: fugir da responsabilidade pelas próprias medidas fracas de prevenção e controle da pandemia, e distrair a atenção do público (…). Mas os fatos são insistentes – declarou Geng.
Investigação internacional
No início desse mês, aliados dos EUA engrossaram ao coro e pediram investigação internacional sobre a causa da pandemia e sobre a resposta chinesa à propagação do vírus.
– Esperamos que outros países possam trabalhar com a China para fazer coisas que levem à cooperação internacional e à confiança mútua, ao invés de ficar falando uma coisa e fazendo outra – criticou Geng.
Os EUA são o país mais afetado pela covid-19 mundialmente, com 988.456 casos e 56.253 vítimas fatais. Nesta terça-feira, o estado norte-americano de Missouri entrou com processo legal contra a China, solicitando compensação financeira pelos danos causados pela pandemia.