O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que prevenir e conter o novo coronavírus continua sendo uma tarefa difícil.
Por Redação, com Reuters – de Pequim
O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que prevenir e conter o novo coronavírus continua sendo uma tarefa difícil e complexa, informou a televisão estatal.

O vírus teve origem em Wuhan, capital da província chinesa de Hubei, e matou mais de 130 pessoas na China.
Quase 60 casos foram relatados em 15 países fora da China, incluindo Estados Unidos, França e Cingapura.
Japão e EUA
Os Estados Unidos e o Japão retiraram cidadãos da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de um novo vírus, nesta quarta-feira, quando o número de mortos subiu acentuadamente para 132 e o primeiro caso apareceu no Oriente Médio.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou estar confiante na capacidade da China de conter o coronavírus, mas as preocupações têm aumentado, com as autoridades de saúde informando que o número de casos confirmados saltou de 1.459 para 5.974.
As ruas estavam desertas em muitas cidades importantes da Ásia. O número de mortos pelo vírus semelhante ao da gripe aumentou em 26, para 132, quase todos na província de Hubei, cuja capital é Wuhan, onde o vírus surgiu no mês passado em um mercado de animais selvagens.
A província central de cerca de 60 milhões de pessoas está sob isolamento.
– Fiquei extremamente preocupado de ficar preso lá enquanto a situação estava mudando muito rapidamente – disse Takeo Aoyama, que chegou a Tóquio em um avião fretado transportando 206 japoneses de Wuhan.
Coronavírus
– Sinto-me realmente aliviado – declarou Aoyama, funcionário da Nippon Steel, usando máscara, no aeroporto da capital japonesa. Mais voos estão planejados.
Dois dos retirados apresentaram sintomas de pneumonia, mas o diagnóstico de coronavírus não foi confirmado, disseram representantes do hospital posteriormente.
Também cresce a preocupação com o impacto do vírus na segunda maior economia do mundo. Companhias aéreas estão suspendendo voos para a China, a British Airways foi a mais recente a anunciar a medida, e empresas globais estão restringindo as viagens de funcionários para lá.
O centro de apostas de Macau era praticamente uma cidade fantasma, enquanto os shoppings e centros comerciais em capitais asiáticas como Bangcoc estavam vazios, com muitos que se aventuravam ao ar livre usando máscaras verdes ou brancas.
Os setores de mineração a bens de luxo foram abalados por preocupações com a possibilidade de uma pandemia.
As ações de Hong Kong
As ações de Hong Kong sofreram queda no primeiro dia de negociação após o intervalo do Ano Novo Lunar. Os mercados regionais, no entanto, interromperam a queda, com ações no Japão, Austrália, Coreia e Índia ficando estáveis ou mais sólidas e moedas em sua maioria estáveis.
Os mercados chineses retomam as negociações em 3 de fevereiro.
No que pode ser um grande passo para conter a doença, cientistas da Austrália disseram que desenvolveram uma versão em laboratório do coronavírus, a primeira a ser recriada fora da China.