China elogia comunicado conjunto das duas Coreias

Arquivado em: América do Norte, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 27 de abril de 2018 as 10:12, por: CdB

A China espera que todas as partes possam manter o ambiente de diálogo e possam promover conjuntamente uma resolução política para a questão da península coreana

Por Redação, com Reuters – de Pequim/Tóquio/Washington:

A China elogiou nesta sexta-feira o comunicado conjunto das Coreias do Norte e do Sul após os líderes dos dois países terem prometido trabalhar pela completa desnuclearização da península coreana e para declarar o fim oficial da Guerra da Coreia (1950-53).

Líder norte-coreano, Kim Jong Un, e presidente sul-coreano, Moon Jae-in

A China espera que todas as partes possam manter o ambiente de diálogo; e possam promover conjuntamente uma resolução política para a questão da península coreana; disse o Ministério de Relações Exteriores chinês em comunicado.

A China também espera desempenhar um papel pró-ativo nesse sentido, acrescentou.

Premiê japonês saúda cúpula coreana

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, saudou nesta sexta-feira a cúpula entre os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul; e disse esperar que Pyongyang tome medidas concretas para cumprir suas promessas.

O Japão ficará em contato próximo com os Estados Unidos e a Coreia do Sul sobre a Coreia do Norte; disse Abe, acrescentando que o Japão “absolutamente não” foi deixado de fora do processo de desnuclearização.

Os líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte disseram nesta sexta após encontro que irão buscar encontros trilaterais com os Estados Unidos, e que reuniões envolvendo as duas Coreias, os Estados Unidos e a China também são possíveis.

Trump elogia encontro histórico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; elogiou nesta sexta-feira o encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un; e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, ao comentar a cúpula histórica, apesar de ter colocado em dúvida por quanto tempo a diplomacia positiva irá durar.

– Após um ano furioso de lançamentos de mísseis e testes nucleares; um encontro histórico entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está acontecendo agora. Boas coisas estão ocorrendo, mas apenas o tempo dirá – escreveu Trump em mensagem no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *