China propõe visão própria sobre origem da covid-19

Arquivado em:
Publicado Terça, 31 de Agosto de 2021 às 09:50, por: CdB

De acordo com o CDC, os investigadores da OMS devem se focar no estudo dos produtos da cadeia do frio e sua logística antes da detecção dos primeiros casos da covid-19 em Wuhan, particularmente entre setembro e dezembro de 2019.

Por Redação, com Sputnik - de Pequim

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) chinês revelou sua própria sugestão a respeito de como a Organização Mundial da Saúde deve realizar a segunda fase da investigação das origens do coronavírus.
china-6.jpg
China propõe visão própria sobre origem da covid-19, que poderia ter sido importada para Wuhan
De acordo com o CDC, os investigadores da OMS devem se focar no estudo dos produtos da cadeia do frio e sua logística antes da detecção dos primeiros casos da covid-19 em Wuhan, particularmente entre setembro e dezembro de 2019. Os epidemiologistas do Centro disseram que amostras da covid-19 podiam ser encontradas em alguns dos produtos da cadeia do frio enviados para outras cidades chinesas, nomeadamente a Pequim e Dalian, antes de as duas cidades terem sofrido surtos limitados da doença no verão de 2020. Esses incidentes aconteceram depois que a China conseguiu rapidamente parar o surto original em Wuhan em abril de 2020. Então, os epidemiologistas chineses sugeriram que o SARS-CoV-2 poderia ter sido importado para Wuhan, seja de outra região chinesa ou de um fornecedor estrangeiro de produtos da cadeia do frio. Membros do CDC propuseram que a OMS investigue essa hipótese e rastreie a cadeia de suprimentos deste tipo de produtos.

Primeiros casos

Os cientistas ressaltaram em suas publicações que há numerosas evidências de que a covid-19 estava presente em outras partes do mundo, especialmente nos EUA, Itália, Espanha e França, antes da detecção dos primeiros casos na China ainda em março de 2019. – Nós realizamos investigações epidemiológicas, testes de ácido nucleico, detecção de anticorpos, retrospecção de alimentos da cadeia do frio e análise comparativa do sequenciamento do gene viral de pacientes com covid-19 e embalagens de alimentos e confirmamos que o vírus foi importado de outros países ou regiões por meio do transporte da cadeia do frio – disse Ma Huilai, do centro chinês. Os pesquisadores do CDC acrescentaram que mais da metade das lojas no mercado de frutos do mar, a alegada fonte da infecção original, importou 29 tipos de produtos da cadeia do frio de 20 países e regiões da China. A publicação pelos epidemiologistas da China ocorre quando a OMC planeja realizar a segunda fase da investigação das origens do vírus que tirou a vida a mais de 4.493 milhões de pessoas em todo o mundo e prejudicou as economias. A investigação anterior não deu respostas sobre quando e como o vírus saltou de animais para humanos. Pequim rejeitou veementemente a ideia de realizar a segunda fase da investigação em seu território, argumentando que essa é politizada e não se baseia na ciência.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo