China suspende futebol para conter disseminação do coronavírus

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 30 de janeiro de 2020 as 12:25, por: CdB

A Associação Chinesa de Futebol (CFA) informou nesta quinta-feira que decidiu adiar todos os jogos no país devido à rápida disseminação do surto de coronavírus.

Por Redação, com Reuters – de Xangai

A Associação Chinesa de Futebol (CFA) informou nesta quinta-feira que decidiu adiar todos os jogos no país devido à rápida disseminação do surto de coronavírus, depois que o número total confirmado de mortes provocadas pelo patógeno recém-identificado na China subiu para 170.

Agentes de saúde sanitizam palácio tradicional de Suwon, na Coreia do Sul, por temor de disseminação do coronavírus da China
Agentes de saúde sanitizam palácio tradicional de Suwon, na Coreia do Sul, por temor de disseminação do coronavírus da China

As autoridades de saúde chinesas disseram que foram confirmados 7.711 casos de infecção pelo coronavírus até o final de quarta-feira, principalmente na província de Hubei, e também foram registradas infecções em pelo menos outros 15 países.

O vírus teve um grande impacto no cenário esportivo da China, com vários eventos cancelados e a seleção feminina olímpica de futebol do país colocada em quarentena na Austrália.

Nesta quinta-feira, a CFA disse em comunicado em seu site que os jogos de futebol em todos os níveis seriam adiados para ajudar a controlar a propagação do vírus.

“A Associação Chinesa de Futebol continuará mantendo uma estreita comunicação com as autoridades nacionais… e fazendo ajustes razoáveis na organização, cronograma e escala dos jogos, quando necessário”, afirmou.

A seleção chinesa

A seleção chinesa de futebol feminino viajou para a Austrália para disputar um torneio pré-olímpico, mas permanecerá em quarentena em um hotel de Brisbane.

A secretária de saúde do Estado australiano de Queensland, Jeannette Young, disse que as jogadoras estavam saudáveis e sendo verificadas todos os dias.

Vários membros das comunidades chinesas na Austrália cancelaram as celebrações do Ano Novo Lunar após o surto.

– Agradeço à comunidade chinesa por sua resposta proativa pelo modo como lidaram com isso – disse Young.

O torneio pré-olímpico estava originalmente programado para ser realizado em Wuhan, onde se acredita que o vírus tenha se originado, antes de ser transferido para Nanjing e depois transferido da China para Sydney.

A equipe

A equipe chinesa, que estava programada para jogar sua primeira partida em 3 de fevereiro, chegou a Brisbane na quarta-feira e foi informada que deveria permanecer em seus quartos de hotel até 5 de fevereiro.

Na noite de quarta-feira, o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, programado para ocorrer em Nanjing em março, foi adiado até 2021 por temores relacionados ao surto de coronavírus, informou a federação internacional de atletismo.

Os órgãos de administração de vários outros esportes, incluindo esqui, badminton, tênis e basquete, também foram forçados a reorganizar eventos, avaliando possíveis mudanças ou monitorando as implicações do surto.