Chuva forte deixa Rio em estágio de atenção

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 13 de janeiro de 2020 as 11:25, por: CdB

O estágio de atenção é um nível intermediário em uma escala de cinco estágios, que significa que o mau tempo está causando impactos à população.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 5h50 desta segunda-feira devido a uma chuva forte que cai desde a madrugada em vários pontos do Estado.

Chuvas deixaram ruas alagadas em vários pontos do Rio de Janeiro
Chuvas deixaram ruas alagadas em vários pontos do Rio de Janeiro

O estágio de atenção é um nível intermediário em uma escala de cinco estágios, que significa que o mau tempo está causando impactos à população.

A chuva provocou vários pontos de alagamento pela cidade, em bairros como Centro, Copacabana, Lagoa, Jardim Botânico e Ilha do Governador.

Segundo dados do Sistema Alerta Rio, o bairro da Saúde foi onde mais choveu das 6h às 7h, com 22 milímetros de chuva. Na Urca, foram 16,8 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um alerta de chuvas intensas no estado até as 12 horas de hoje, com risco de ventos fortes e queda de energia.

Temperatura

O Rio de Janeiro registrou no sábado sensação térmica de quase 50 graus Celsius (°C) de acordo com o Sistema Alerta Rio da prefeitura do município.

A sensação mais alta foi registrada, às 11h45, em Guaratiba, bairro localizado na Zona Oeste da cidade, de 49,3ºC. No mesmo horário, os termômetros marcavam 40ºC.

A temperatura

A temperatura registrada superou a máxima prevista para hoje no Rio, de 39°C. A mínima prevista é de 24°C. O sábado é de calor e céu parcialmente nublado a nublado na cidade.

A partir desta tarde, a previsão é de que haja pancadas de chuva isoladas, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.

A sensação térmica é a forma como a temperatura é percebida. Leva em consideração fatores como a umidade e a velocidade do vento.

Veja os bairros que registraram sensações térmicas acima dos 40°C, neste sábado:

Irajá: 42,9ºC
Jardim Botânico: 48,3ºC
Barra: 43,6ºC
Guaratiba: 49,3ºC
Santa Cruz: 48,5ºC
Alto da Boa Vista: 41,5ºC
São Cristovão: 41ºC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *