Chuvas deixam mais de 100 mortos na Indonésia e Timor-Leste

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 5 de abril de 2021 as 10:50, por: CdB

As tempestades, que destruíram casas, inundaram ruas e derrubaram várias outras estruturas, devem continuar pelos próximos dias, segundo previsões meteorológicas compartilhadas com a agência Xinhua

Por Redação, com Sputnik e ANSA – de Jacarta

Mais de 100 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas em razão das enchentes e dos deslizamentos de terra ocorridos na Indonésia e em Timor-Leste no domingo.

Desastres causados por chuvas deixam mais de 70 mortos na Indonésia e no Timor-Leste

Segundo a agência de gestão de desastres da Indonésia, ao menos 80 pessoas morreram e outras 70 estão desaparecidas, a maioria delas na ilha de Flores, no leste do arquipélago.

– Há 55 mortos, mas esse número continua a aumentar, especialmente porque 42 pessoas ainda estão desaparecidas – declarou à imprensa Raditya Jati, porta-voz da agência indonésia de gestão de desastres, citado pela AFP.

Em Lembata, ilha a leste de Flores, partes de aldeias foram arrastadas montanha abaixo por deslizamentos. Imagens de equipes de resgate também mostram socorristas retirando corpos cobertos de lama dos destroços deixados pelas inundações.

As autoridades do Timor-Leste reportaram pelo menos 21 vítimas, e cerca de 2,5 mil pessoas tiveram de ser evacuadas. O presidente da Indonésia, Joko Widodo, expressou “profundas condolências” pela devastação provocada pelo ciclone, enquanto a União Europeia ofereceu assistência para o Timor-Leste.

As tempestades, que destruíram casas, inundaram ruas e derrubaram várias outras estruturas, devem continuar pelos próximos dias, segundo previsões meteorológicas compartilhadas com a agência Xinhua.

Acidente com barca em Bangladesh

Uma barca com cerca de 50 passageiros colidiu com um navio cargueiro e afundou no domingo no rio Shitalakhsyaa, ao sul de Daca, capital de Bangladesh, deixando pelo menos cinco mortos.

A embarcação, que saiu do distrito de Narayanganj, a cerca de 20 quilômetros de Daca, viajava com destino a Munshiganj quando o acidente, cujos detalhes ainda não foram esclarecidos, aconteceu.

– A operação de busca pelos desaparecidos ainda está em andamento – afirmou o porta-voz da polícia Kabir Hossain, citado pela agência inglesa de notícias Reuters, explicando que algumas pessoas conseguiram nadar até a praia após a colisão.

A barca, de acordo com a agência, estava lotada de pessoas que voltavam para sua cidade natal depois que o governo anunciou um confinamento nacional de uma semana a partir desta segunda-feira, a fim de conter o aumento nos casos de covid-19 no país.

Bangladesh registrou um número recorde de 7.087 novas infecções no domingo, elevando o número total de casos para 637.364, com 9.266 mortes, ainda segundo à Reuters.