Pelo menos 65 pessoas morreram e milhares estão desabrigadas nas Filipinas, onde chuvas e enchentes provocadas por uma tempestade tropical nesta terça-feira se juntaram à miséria e aos danos causados por um tufão durante o fim de semana.
Autoridades da força aérea e de desastres disseram que até 16 pessoas foram mortas na Província de Aurora, a nordeste de Manila, durante as fortes chuvas. A força aérea enviou equipes com barcos de borracha, mas alguns helicópteros de resgate não puderam pousar devido ao mau tempo.
– Nossas equipes resgataram diversas crianças – disse à Reuters o porta-voz da força aérea, Restituto Padilla.
– Um deles era um menino de três anos que havia sido recuperado de um rio por moradores. Infelizmente, o menino morreu – disse ainda.
O Conselho de Coordenação de Desastres Nacionais (NDCC) informou que 14 mil pessoas ficaram desabrigadas em Aurora e 200 casas foram destruídas. O NDCC também disse que 49 pessoas foram mortas durante a passagem do tufão Muifa, que se deslocou para o Vietnã no domingo.
Estima-se que o prejuízo à safra, principalmente de arroz e milho, tenha sido de 15,5 milhões de dólares. O Muifa desalojou mais de 200 mil pessoas e perto de 30 mil casas foram danificadas ou destruídas.
As Filipinas são atingidas por 17 a 20 tufões a cada ano. O mais destrutivo dos últimos tempos foi o Thelma, que atingiu o arquipélago em 1991, afogando cerca de 5.000 pessoas.