Cidade alemã onde nasceu Karl Marx
 inaugura estátua gigante, em bronze

Arquivado em: Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado sábado, 5 de maio de 2018 as 15:31, por: CdB

Ao todo, a Alemanha programou cerca de 600 eventos para celebrar o bicentenário de Karl Marx, autor de O Capital; base do pensamento comunista.

 

Por Redação, com Ansa – de Berlim

 

A estátua de Karl Marx tem 5 metros de altura
A estátua de Karl Marx tem 5 metros de altura

Em Treveris Trier, uma cidade de pouco mais de 100 mil habitantes, no oeste da Alemanha, inaugurou neste sábado uma estátua de bronze do filósofo Karl Marx, nascido no no distrito independente da Renânia-Palatinado, há exatos 200 anos. O monumento tem 5,5 metros de altura e é o maior até hoje erguido em solo alemão.

A cerimônia, quase na fronteira com Luxemburgo, contou com a presença de 200 hóspedes de honra da cidade, incluindo o vice-ministro chinês da Informação, Guo Weimin, e a líder do Partido Social-Democrata (SPD) alemão, Andrea Nahles.

— Marx impregnou a social-democracia como poucos — afirmou a líder da centro-esquerda no país europeu, reconhecendo, no entanto, que o SPD não é mais um “partido de visão marxista”.

O Capital

A poucos metros de distância, um pequeno grupo de ultradireita protestava contra o símbolo anticapitalista e a decisão de Tréveris de aceitar o presente da China. Ainda neste sábado, foi aberta uma mostra permanente na casa onde Marx nascera.

Ao todo, a Alemanha programou cerca de 600 eventos para celebrar o bicentenário de Karl Marx, autor de O Capital; base do pensamento comunista. Além disso, a China também lançou campanhas para defender o legado do filósofo.

— Hoje celebramos Marx para prestar tributo ao maior pensador na história da humanidade. Também, para declarar nossa firme crença na verdade científica do marxismo — afirmou o presidente chinês Xi Jinping; durante um discurso, na véspera, em Pequim.

Marx nasceu em Tréveris, no dia 5 de maio de 1818. Ele morreu em 14 de março de 1883, em Londres, aos 64 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *