Dois cientistas nucleares paquistaneses foram detidos nos últimos dias por sua suposta ligação com o programa atômico iraniano, informaram nesta quinta-feira, a imprensa e a oposição em Islamabad.
A primeira detenção, segundo fontes da oposição paquistanesa, foi a de Yassin Chohan, diretor-geral de Kahuta Reseach Laboratories (KRL), uma das empresas encarregadas do programa nuclear do país.
Chohan é uma pessoa muito próxima ao doutor A.Q.Khan, considerado o “pai” do desenvolvimento nuclear paquistanês e que agora é assessor da Presidência para Assuntos Científicos.
Posteriormente, no domingo passado, foi detido o diretor de laboratórios da “KRL”, Faruk Ahmad, informou o jornal paquistanês The Nation.
De acordo com o mesmo jornal, porém, um filho de Ahmad negou que seu pai esteja detido e garantiu que saiu de Islamabad para viajar para Karachi.
O Governo do Paquistão não comentou estas supostas detenções, ressaltando apenas que as informações sobre qualquer relação com o Irã em matéria nuclear são “maliciosas e sem fundamento”.