Ciro nega estar “se lixando” para o mercado financeiro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 15 de agosto de 2002 as 22:31, por: CdB

O candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, divulgou nesta quinta-feira uma nota para explicar o contexto exato no qual disse a frase “o mercado que se lixe”, no fim do jantar com cerca de 30 empresários, na casa do empresário Ricardo Steinbruch, do Grupo Vicunha, terça-feira à noite, em São Paulo. A assessoria de Ciro afirmou que a frase foi transmitida de forma “deturpada” e que o encontro, proposto pelos empresários, foi marcado por uma clima tranqüilo.

A afirmação foi feita, conforme a assessoria do candidato, após um dos empresários presentes ao jantar dizer que somente o passado de Ciro como administrador público e o compromisso assumido com a manutenção da austeridade fiscal e com o respeito aos contratos não eram suficientes para tranqüilizar o mercado.

Em resposta, data em tom coloquial, segundo a assessoria, o candidato do PPS reagiu e disse que, “além de um capricho subjetivo, se tratava de duvidar de sua palavra e de seu passado”. E prosseguiu: “Sendo assim, a gente elege outro, porque eu não estou disposto a vender a alma para ser presidente e, neste caso, eu estou me lixando para o mercado.” De acordo com a carta da assessoria de Ciro, todas as perguntas foram respondidas em “tom coloquial”.

O relato dos empresários ao Estado, entretanto, foi diferente. De acordo com os empresários presentes, Ciro reagiu com irritação em vários momentos e namorada, a atriz Patrícia Pillar, tentou acalmá-lo. “Ele é agressivo, está no sangue. Só depois de bater é que tenta dizer algo mais brando”, disse um dos presentes.

Nesta quinta-feira, Ciro iniciou as gravações para os programas do horário eleitoral gratuito, que começa na próxima semana. A previsão da equipe de televisão do candidato era começar a gravar ontem, mas reuniões particulares e políticas mantidas em sigilo pelo candidato e os assessores tomaram-lhe o dia inteiro e as gravações foram cancelas, já no início da noite.

Ciro chegou à produtora da campanha pouco antes do meio-dia, acompanhado pela namorada. Viu as cenas gravadas durante passeatas e comícios em várias cidades do Brasil e analisou a estrutura previamente montada para os programas.

Foi para o estúdio depois do almoço, aguardado por fotógrafos de vários jornais. Posou por alguns minutos, em frente a um cenário que reproduz um escritório, no qual se destaca uma bandeira do Brasil estilizada, composta por três painéis.

O candidato não queria mais fotos e, diante do apelo dos fotógrafos, Patrícia Pillar interveio e conseguiu que Ciro concedesse alguns minutos a mais.