Cisco Systems anuncia a compra da produtora de software de segurança de rede

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 7 de fevereiro de 2003 as 18:49, por: CdB

A Cisco Systems, líder mundial em soluções de redes para a Internet, anunciou um acordo definitivo para a aquisição da empresa de capital fechado Okena, Inc, de Massachusetts (EUA), especializada no desenvolvimento de programas de segurança de rede que asseguram proteção contra ameaças a desktop e sistemas de computação de servidor, também conhecidos como “endpoints”, identificando e impedindo comportamentos mal intencionados antes de causar danos.

Com a compra da Okena, a Cisco pretende fortalecer sua liderança em um ercado considerado de crescimento rápido e oferecer a seus clientes a mais abrangente linha de produtos de proteção contra ameaças à segurança das grandes redes empresariais.

Segundo os termos do acordo, as ações ordinárias da Cisco com valor agregado de aproximadamente US$ 154 milhões serão trocadas por todas as ações e opções em circulação da Okena. A Cisco também prevê uma despesa única para a aquisição de pesquisas em andamento e despesas de desenvolvimento, a qual não deve exceder o valor de US$ 0,01 por ação.

Segundo a Cisco, a tecnologia da Okena se estende para além das soluções convencionais de segurança para desktop e servidores. Ao invés de se basear em técnicas de assinatura, ela intercepta todas as solicitações do sistema operacional, sistema de arquivos, configuração, registro e rede, impedindo a ocorrência de atividades mal intencionadas. Esta abordagem única, baseada no comportamento, proporciona aos clientes forte proteção e reduz os custos operacionais.

De acordo com a empresa, o software de segurança da Okena também agrega e amplia em uma única solução integrada as múltiplas funções dos “endpoints”, como a HIDS (Detecção de Invasão Baseada no Host), firewall distribuído, proteção contra código mal intencionado e travamento do sistema operacional.

A compra da Okena, prevista para ser concluída no terceiro trimestre fiscal de 2003 da Cisco, aumentando a linha de produtos e soluções integradas de segurança de rede da Cisco para VPNs (Redes Virtuais Privadas), firewalls, proteção contra invasão e gestão de segurança. O acordo de compra prevê ainda que Os 52 funcionários da empresa passam a fazer parte da Unidade de Negócios de Segurança e Rede Virtual Privada da Cisco.