Enquanto os grandes rivais aumentaram significativamente os depósitos após a crise financeira de 2007-2009 por meio de suas amplas redes de agências
Por Redação, com Reuters – de Nova York:
O Citigroup está enfrentando um dilema único entre os quatro maiores bancos dos Estados Unidos: sua debilidade em depósitos de pessoas físicas, uma importante fonte de financiamento que custa pouco e tende a ser duradouro.

Enquanto os grandes rivais aumentaram significativamente os depósitos após a crise financeira de 2007-2009 por meio de suas amplas redes de agências, o Citigroup encolheu em todas exceto seis cidades norte-americanas e fechou um terço de suas agências.
O banco agora está tentando melhorar sua posição com um novo aplicativo que planeja começar a comercializar no terceiro trimestre. Os executivos esperam poder atrair depósitos sem abrir novas agências, adquirir um concorrente ou oferecer taxas mais atrativas do que de seus concorrentes.
– As pessoas estão dispostas a mudar para um banco que é capaz de fornecer esse tipo de experiência inicial – disse David Chubak, diretor de banco de varejo global e hipoteca, em um comunicado, citando a pesquisa realizada pelo Citigroup.
O aplicativo, que não tem nome, aumentará o esforço do banco para expandir seus negócios de gestão de patrimônio, disse.
Competir por depósitos
Competir por depósitos é importante à medida que as taxas de juros aumentam. Quando os bancos começarem a divulgar os resultados do segundo trimestre na sexta-feira, os investidores estarão observando de perto os níveis de depósito e o que custam.
As apostas são altas para o Citigroup, que é menos lucrativo do que seus rivais e tenta cumprir as difíceis metas financeiras estabelecidas pelo presidente-executivo Michael Corbat.
O Citigroup, terceiro maior banco norte-americano por ativos, tem 4% dos depósitos nos Estados Unidos, comprado com cerca de 11 % no JPMorgan Chase (JPM.N), Bank of America (BAC.N) e Wells Fargo (WFC.N), de acordo com a S&P Global.